sábado, 10 de junho de 2017

Série Crescimento - Esperar não é parar

Esperar é um exercício que todos que venceram na vida tiveram que praticar. Porém, não confunda esperar com ficar parado, ocioso e disperso. A espera deve ser acompanhada de preparação, treino e expectativas. Jesus quando completou 12 anos, o que expressa a condição psicológica da consciência de quem ele era e qual sua missão, deu uma pequena demonstração no meio dos doutores da Lei que trazia consigo algo diferente, especial, profundo. 
Aos 12 anos ele tinha consciência de quem era, mas não ainda a maturidade necessária dentro de sua estrutura humana (Fl 2.5-8), além do próprio desenrolar da historia, que reservava acontecimentos proféticos acerca de sua vinda, como por exemplo: a pregação de arrependimento de João Batista, que prepararia o Caminho.
Apesar de experimentar por alguns dias o gosto do sucesso, expresso como popularidade e admiração, tudo que atrairia um jovem nesta fase da vida, Jesus se submeteu ao processo de Deus, se sujeitando aqueles que eram seus tutores (pais, pastores, lideres). 
Apenas cerca de 18 anos apos esse evento, Jesus se revela como Filho de Deus. Não há relatos específicos de como ele viveu nesse período, apenas sabemos que Ele não ficou parado, mas esperou em Deus, se desenvolvendo em todas as dimensões de Seu ser, mental (sabedoria, conhecimento, emoções), física (estatura, cuidados pessoais) e espiritual (graça para com Deus e os homens).
Portanto, espere em Deus, crescendo e amadurecendo para o cumprimento de Seus propósitos em sua vida! 


E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa.

E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe.
Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos;
E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele.
E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.
E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?
E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia.
E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas.
E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens. Lucas 2:42-52

Deus abençoe você!
Thiago Neves

Um comentário:

  1. Grande reflexão. .. esperar não é fácil, mas pode ser menos angustiante se visto sob a ótica de petiodo de crescimento. Igual uma planta a qual temos que esperar seu crescimento para enfim saborear o fruto ... Deus abençoe vc e sus família.

    ResponderExcluir