sábado, 18 de dezembro de 2010

A oração de Jabes.

Jabes foi a única pessoa na Bíblia que recebeu tudo que pediu a Deus. (I Crônicas 4.9-10)

“Jabes foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabes, dizendo: com muitas dores o dei a luz. Jabes orou ao Deus de Israel: “Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras. Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores.” E Deus atendeu seu pedido.”

O nome Jabes significa sequidão, deserto. Para que esse nome fosse dado a ele por sua mãe, ele deve ter representado algum tipo de sofrimento.

Na cultura judaica, o nome de um filho é dado de acordo com sua história, desde a concepção.

O nome de Jesus foi escolhido pelo próprio Deus e um dos seus significados é “O enviado”. Você já reparou que o nome JESUS CRISTO, só combina para o salvador?

Segundo os estudiosos, quando uma mãe judia colocava o nome no filho, é porque havia a ausência da figura paterna. Quando podemos dizer que um pai é ausente? Pelo falecimento, abandono, morte, por um estupro... Não sabemos o que aconteceu, o certo é que a gravidez dessa mulher foi uma gravidez complicada.

Alguns comentários dão abertura, sugerindo um eclampse, ou um filho que nasceu com dificuldades.

Talvez você seja como ele, ninguém acredita que você irá vencer na vida. A mãe de Jabes não viu nele um sonho, uma pessoa com potencial. Não sabemos qual era o seu problema. Poderia ser alguma deficiência física, uma dificuldade mental, mas vemos um desejo do coração dele na oração “Tomara Deus que o Senhor me abençoe.”

Uma pessoa que possui qualquer tipo de deficiência física, principalmente nas pernas, tem muitas limitações. Se hoje é complicado, imagine naquela época. Mas Jabes invocou ao Senhor. Quando alguém não acreditar em você, invoque ao Deus de Israel.

Quem sabe você tem esperado muito das pessoas ao invés de lançar sua confiança em Deus. Peça ao Senhor para ensiná-lo a confiar n’Ele. Talvez você dependa muito de alguém; um filho, um advogado... Dependa e confie no Senhor.

Talvez ninguém acredite em você por um erro cometido e por isso tenha sido abandonado por todos, mas clame ao Senhor como Jabes e peça misericórdia. Jabes fez isso e Deus agradou-se dele, registrando sua história.

Jabes também pediu que o Senhor ampliasse suas fronteiras: “Que o Senhor amplie as minhas fronteiras.” As pessoas têm o costume de querer nos limitar. Quando temos algum desejo, sonho, vamos encontrar pessoas para tentar abafá-los. Jabes pediu que o Senhor arrancasse da vida dele, a cerca que o demilitava e o colocava como uma pessoa que não tinha opção de vitória.

Quase todos nós, já escutamos: “Quem você pensa que é para querer ser alguém na vida? Você não tem nem o segundo grau?” “Você com apartamento, morando naquele puxadinho?” Jabes orou: “Deus, amplie meus horizontes.”

Satanás trabalha com os extremos. “Se você parar de contribuir na igreja, a igreja acaba. Se você não ajudar sua família, eles estão fritos.”
Deus é especialista em mostrar que tudo na nossa vida pode mudar.

Depois da segunda guerra mundial, o Japão foi um país desacreditado, ninguém cria que pudesse reerguer-se, mas um príncipe japonês foi estudar nos EUA e ao voltar no meio das cinzas, viu um tronco queimado e no meio dele um brotinho. Pensou: “é possível ter vida aqui”.

Observou que todos os carros do mundo tinham farol redondo, então criaram o farol parecido com os olhos deles, puxadinhos e assim começaram a reduzir as coisas, criando tudo em miniatura. Hoje o Japão hoje é a segunda maior economia do mundo. Estamos falando de uma ilha. As empresas japonesas dominam o mundo.

Se uma ilha destruída reergueu-se e tornou-se uma das maiores potencias econômicas do mundo, imagine o que o Senhor não pode fazer por nós.

“Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.” Lucas 12.27.

Leia o livro do Pr. Jorge, “A vitoria é uma escolha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário