domingo, 5 de dezembro de 2010

Superando resistências do mal

Então disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos.”Josué 6.2.
Essa palavra foi dada a Josué pelo Senhor e Ele não disse que iria entregar a cidade a Josué e sim que já a havia entregado. Quando Josué recebeu essa palavra, vinha de quase quarenta anos de peregrinação no deserto seguindo a Moisés, onde Moises ia, Josué ia atrás.


Quando Moisés ia orar no monte, Josué ia com ele.  O tempo que Moisés levava no cume do monte, Josué levava no pé do monte, porque não podia subir com Moisés.  Quando Moisés faleceu e Deus o sepultou, o Senhor foi até Josué e disse: “Moisés meu servo é morto!”  Se Deus não tivesse falado com ele da morte de Moisés, ele continuaria no pé do monte. 

E a unção que estava sobre Moisés foi transferida para Josué. “Se andares na minha presença, como Moises meu servo andou e não te desviares...” Serei contigo.

Deus deu um sinal a Josué que estava com ele – quando o povo passou a seco pelo Jordão. Josué tinha visto o Mar Vermelho abrir e agora vê o Jordão se abrir.
A cidade de Jericó, era cercada por duas muralhas. (palavra de desânimo) Havia uma muralha externa e outra interna. Entre as muralhas, uma viga e havia pessoas que moravam em cima da viga; como a prostituta Raabe. A cidade de Jericó sabia quem era o povo de Israel e como milagrosamente saíra do Egito, destruindo o exército inimigo. Os amalequitas, já haviam sido destruídos pelo povo de Deus, e o rei de Jericó sabia disso. Você acha que o rei de Jericó, ficou apático, esperando Josué vir com Israel para cima deles? Estamos falando de tomada de território. 

Deus deu uma estratégia a Josué: por seis dias, eles iriam cercar a cidade uma vez ao dia, e no sétimo iriam rodear sete vezes e os anciãos, iriam tocar as cornetas.  Josué deveria matar todos na cidade, de menos Raabe e sua família. "A muralha você derruba, o exército você vence, e a cidade você toma."
Um detalhe importante na condição de Josué e Israel, era que Josué não era líder de um exército, era líder de um povo. No meio do povo, haviam crianças, mulheres e idosos. Remeta-se para os dias atuais e imagine você levando um parente de 80 anos mais ou menos para passear. Os passos curtos do idoso, você teria que acompanhar.  Josué venceu todos os obstáculos e por isso perseverou, obtendo a vitória no sétimo dia.
Deus nos dá o sinal na última volta, do último dia. Ou você acredita e rompe, ou não entra na briga, do contrário, será envergonhado. Ouça a instrução de Deus, creia e vá até o final.  No texto bíblico, Jericó nos remete a região, o rei a um governo e soldados a demônios. Deus já entregou os demônios regionais em nossas mãos em nome de Jesus.  Perceba com quem Josué estava lutando e com quem você está lutando. Estamos numa guerra espiritual. Satanás, querubim ungido, na hierarquia das hóstias angelicais era o segundo, porque os serafins que assistem diante de Deus são os primeiros. Os querubins são capitães e a unção de autoridade que ele tinha, permaneceu sobre ele, por isso, quando ele caiu, juntamente com ele, caíram milhares de demônios.
Não podemos nos esquecer que a nossa luta, não é contra carne ou sangue. Quando o apóstolo Paulo escreveu isso, escreveu com propriedade e conhecimento. Ele levou mais de três anos, para ganhar uma alma para Jesus na cidade de Éfeso. Quando ele pregava, o povo gritava: “Grande é a Diana dos Efésios.”  Além desse obstáculo, ele passou por dificuldades financeiras, a Palavra de Deus relata que nessa época, ele voltou a confeccionar tendas e vendê-las.  Mas  não desanimou, pois sabia o motivo legítimo que o fazia estar ali.
Quando João escreveu as sete cartas às igrejas da Ásia, a primeira igreja a receber a carta foi a igreja de Éfeso, porque das sete, a de Éfeso, tornou-se a Matriz.  Paulo levou três anos para ganhar a primeira alma, em Éfeso, apanhou, foi caluniado, mas tinha um alvo, uma visão. Em menos de cinco anos, a  mesma multidão que gritava: “Grande é a Diana dos Efésios”, foi a mesma que gritou: “Adore a Jesus de Paulo.”
Deus entregou nas mãos de Paulo, a cidade de Éfeso. Todas as vezes que nos levantarmos para fazer o reino de Deus crescer, iremos encontrar resistência. Não assuste com as represálias, e às vezes atingindo pessoas que você ama. Mas lembre-se: aquele que é de Deus o diabo não lhe toca.
Se na caminhada, um amigo do exército, no meio do caminho não puder mais caminhar, o carregue no colo.  Lembre-se: estamos numa guerra, cada vida que se converter e se batizar é  conquista do território que o Senhor já colocou em nossas mãos.
Pr. Samuel Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário