quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Sinais x sabedoria.

Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. (1Co. 1.22-23)

A nossa fé deve estar em equilíbrio com essas duas vertentes: sinais e sabedoria, espírito e razão.
Podemos cair no erro de basearmos nossa fé apenas nos sinais, espiritualizando tudo ao nosso redor. Buscando apenas no sobrenatural as respostas das dificuldades enfrentadas. Isso irá refletir imaturidade, pois é necessário utilizar-se da razão em determinados momentos para alcançar resultados mais coerentes.
Por outro lado a racionalização da fé pode ser um perigo. Existem coisas sim, que estão além da nossa razão, que nem mesmo a sabedoria, ciência e conhecimento humano podem responder ou resolver.
Nesse texto, além dos extremos encontramos a negação de Cristo tanto nos sinais como na sabedoria, pois para os judeus era um escândalo afirmar que Jesus era o Cristo e para os gregos era loucura a razão da cruz.

Entretanto, para aqueles que são salvos,  em Cristo é possivel desfrutarmos tanto dos sinais miraculosos quanto da sabedoria iluminada pela Palavra de Deus.
Crescei-vos na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. (2Pe 3.18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário