segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Aprendendo com os Erros

Há coisas que acontecem em nossas vidas, que achamos que Deus não pode usa-las. Nossos erros, por exemplo, pode ser caracterizado como uma dessas coisas. Deus pode usar o fracasso, trabalhando nossas falhas para que através delas sejamos vitoriosos.

O fracasso é o maior obstáculo do ser humano, ele está sempre diante do homem, acusando-o por seus pecados e quedas. Não há para onde ir sem que a acusação esteja ali, presente, tirando o completar de Deus no dia a dia dos seus servos.

Deus tem alegria abundante para aqueles que o servem, mas o diabo quer tirar essa paz através das nossas falhas. Vivemos numa sociedade na qual o sucesso é considerado tudo. Ele é absoluto e só aquele que é bem sucedido tem valor.

Mas Deus tem nos chamado para lutar por pessoas fracassadas, que erraram e que precisam lidar com isso e alcançar vitórias. Se quisermos fazer a diferença em nossa geração, teremos que investir nessa geração que falhou e que pode aprender com seus erros.

Fracassos servem para:

.: Nos Educar

Quando erramos, percebemos como as coisas não devem funcionar. Isso é um processo de aprendizagem.
Tem coisas que temos que passar, não precisamos, mas temos que passar.
A Palavra de Deus relata isso no Sl 119:71 quando o salmista diz: “Foi-me bom ter sido afligido para que eu aprendesse a tua palavra”. Muitas vezes no tempo da aflição é que buscamos ao Senhor e Ele nos coloca de joelhos para clamarmos, isto é Deus usando os erros para nos ensinar.

Perguntamos a Ele porque determinada situação está acontecendo, mas não entendemos que Deus não pode nos cercar, como um pai que cerca seu filho de mimos e não deixa que ele caia enquanto aprende a andar. Essa é uma proteção demasiada e desnecessária, pois nenhuma criança aprende a andar sem cair, assim Deus não pode nos colocar num lugar onde não podemos errar.
Sua proteção não está em não nos deixar cair, mas sim em nos guiar à vitória. Errar não é fatal desistir sim

.: Nos Motivar

Provérbios diz assim “Os açoites e as feridas purificam o mal e as pancadas penetram o mais intimo do ser”. Essa passagem nos ensina que às vezes, Deus vai usar a dor para nos ensinar algumas coisas e para nos dar uma nova direção. Deus permite a sequidão em nossas vidas e perguntamos: Deus porque? Estava tudo tão bem!

Deus tira-nos do conforto, porque o seu objetivo não é o nosso conforto, mas nos levar para o lugar do seu propósito.
Então Deus coloca um pouco de dor para que tenhamos motivação e assim possamos sair de onde estamos para ir ao lugar onde Ele quer que estejamos.
Deus não nos chamou para viver a base de sombra e água fresca, mas para viver uma vida profética. Deus faz isso para nos levar a um novo nível de vida. Ele está tentando nos redirecionar através da nossa sequidão.

.: Para Nos Cultivar

“Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma”. Tiago 1:1-3
O texto mostra que para sermos pessoas experimentadas e completas precisamos passar por algumas situações.
Assim Deus permite que passemos por tribulações para aperfeiçoar nosso caráter e nossa fé, enfim, para que nos tornemos pessoas melhores.
Se nunca errassemos seríamos as pessoas mais difíceis da Terra. Inacessíveis, porém, nossos erros não significam mudança de caráter, é preciso ter cuidado com isso, pois precisamos responder às lutas e fracassos da maneira certa.

Por isso há muitas pessoas que apanham e não aprendem, pois não tiveram a visão certa da situação. E, por isso não responderam corretamente e continuam tendo as mesmas atitudes, fazendo as coisas do mesmo jeito.
Aí é que temos a graça de Deus que nos faz vencer apesar dos nossos erros, cultivando em nós o seu amor. Ele não deixa de nos amar, Ele não nos ama mais e nem menos por causa das nossas falhas.
Assim, o evangelho não é resposta para aqueles santos que não erram, mas para os que falham.
Deus nos criou para o sucesso, mas seu preço não é o desempenho, mas o Seu amor por nós que foi provado na morte de Jesus.
É impossível fazer algo para que Deus nos ame mais ou menos, pois Seu amor é incondicional.

.: Para Sabermos

A confissão que salva é aquela que gera uma atitude – como podemos pedir perdão numa área que sempre falhamos?
Em primeiro lugar temos que saber que Deus não deixa de nos amar quando falhamos, e por isso não podemos deixar de pedir perdão. Pois se assim agirmos ficaremos cauterizados por aquela área habitual do pecado.
Precisamos estar sempre sensíveis ao Espírito Santo e não desistir de lutar contra nossas falhas, pedindo perdão e não negociando, mas crendo que Deus não se cansa de nos perdoar, pois Ele não nos ama por causa do nosso desempenho, mas por seu próprio amor.

Assim, devemos estar com corações abertos e humildes diante de Deus, desviando do orgulho, pois Ele impede que busquemos ajuda. Ao buscarmos ajuda estaremos caminhando em direção à vontade de Deus e Ele nos livrará dos nossos fracassos e erros.
A única coisa que precisamos temer ao falhar está em Hb 12:15 “cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus...”. Devemos ter cuidado para não rejeitar a graça de Deus e ser soberbo, não recebendo do seu amor.
Deus é poderoso para mudar nossas vidas e nos tornar homens e mulheres de sucesso que irão tocar e transformar essa geração.

Temos uma ferramenta em nossas mãos para mudar a nossa vida – a escolha.
PR. Fadi Faraj

Nenhum comentário:

Postar um comentário